Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infecções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica.
A Acetilcisteína é um aminoácido sulfurado que se caracteriza pela sua acção fluidificante sobre as secreções mucosas e mucopurulentas nas patologias do aparelho respiratório que se caracterizam por evoluírem com hipersecreção e mucoestase. A sua acção farmacológica traduz-se por uma redução da viscosidade das secreções e pela melhoria da funcionalidade mucociliar.
Posologia no adulto: 1 comprimido efervescente por dia. Dose máxima diária recomendada de 600 mg/dia. Dissolver o comprimidos num copo de vidro com água. Aguardar que se dissolva completamente e ingerir de imediato.
Não usar em crianças com idade inferior a 12 anos. Não usar em doentes com hipersensibilidade à acetilcisteína ou a qualquer dos excipientes. A Acetilcisteína está contra-indicada em caso de úlcera gastroduodenal. Por conter aspartamo como excipiente está contra-indicado em doentes com fenilcetonúria.
Cada comprimido efervescente contém 600 mg de acetilcisteína. Contém também ácido cítrico anidro, bicarbonato de sódio, aspartamo e aroma de limão.